Resenha | Efeito Sofia – Tamara C. Oliveira

Olá Quimeras, Já pensou em como o destino é irônico? Por causa das peças que ele, acaba nos colocando e diversas vezes, o plano do destino pode ser melhor do que o seu. Efeito Sofia é um exemplo de uma peça do destino… 

Efeito Sofia

AUTORA: Veridiana Maenaka

GÊNERO: Romance Histórico e Girl Power
PÁGINAS: 293
EDITORA: Giz Editorial
E-BOOK: Amazon
NOTA: ❤

Sinopse

Anna Steellys é uma famosa autora de romances, mas romance não faz parte de sua vida. Depois de alguns relacionamentos desastrosos e decepcionantes ela se fechou para o amor desistindo de vez de encontrar o tão sonhado príncipe encantado. O único sonho do qual ela não desistira fora o de ser mãe e encontrou em uma clínica de fertilização a chance de ter seu sonho realizado. Sofia cinco anos uma menina doce, esperta e cativante que conquista a todos que estão a sua volta. Sua mãe sempre criara histórias sobre um pai que nunca existiu, mas agora ela quer alguém que seja um pai de verdade. Sam Masters um charmoso editor de uma das maiores editoras nunca teve talento com crianças, em sua vida nunca sonhou em ser pai, mas o destino gosta pregar peças e o encaminha à acontecimentos que mudará totalmente a sua opinião. Três vidas que se encontrarão e com a ajudinha do próprio Destino que narrará esta fantástica e emocionante história, eles irão juntos descobrir o verdadeiro significado da palavra amor. Venha conheça Sofia e deixe que ela cause um efeito em sua vida.

Resenha

Samuel Masters é um homem atraente que até pouco tempo era um conquistador de corações e com os seus amigos se casando e construindo uma família, ele começou a tencionar o mesmo que seus amigos. Devido a sua vasectomia que tinha sido realizado quando ainda era jovem, já que nunca possuía à vontade ou talento para ser pai. 

Uma viagem de trabalho. Destino Chigaco. O objetivo era convencer uma autora Anna Steellys que é uma autora bem-sucedida, além de ter vários best-sellers para que publicasse um livro para a sua editora, contudo ao chegar na casa dela. Depara-se com uma menina de 5 anos de idade que as faculdades são distintas das crianças de sua idade. Surpreso e impactado com a menina, no qual acabou criando certo afeto por ela. 

Uma menina prodígio. Sofia. 

Compreendia problemas e conseguia decifrar as pessoas, somente com um olhar. Além disto uma capacidade incrível, ela possuía uma memória voraz e conseguia decorar de tudo, contudo o sonho desta pequena garota de 5 anos é ter um pai, sendo que sua mãe e também famosa Anna Steellys havia tido uma longa lista de desilusões amorosas em sua vida. E desistiu de encontrar o ilusório príncipe encantado. 

O sonho de ser mãe era uma prioridade para Anna que acabou optando pela inseminação artificial e por fim dedicar extremamente a sua filha prodígio.

A atração súbita entre os personagens Sam Masters e Anna Steellys. O que leva o clichê do amor-a-primeira-vista. A Sofia notara a atração simultânea de ambos e resolveu ajudar sua mãe com o objetivo de consegui, uma figura paterna para ela. Anna sabendo, o que passava na cabeça de sua filha, dispôs a dificultar aquilo e seguidamente quase estragar todos os planos dela. 

Um trato é estabelecido. Sofia desistiria ter sua figura paterna, em troca sua mãe publicasse o livro secreto na famosa editora do Sam Masters. 

O livro secreto era algo pessoal e não um mero romance. Era a história de sua filha Sofia. Todavia o fato de que Sofia desistiria da sua figura paterna fez com que ela continuasse com o trato e assinou o contrato com a editora, no qual trabalhava Sam Masters. 

Sofia, apesar do trato, não desistiu da ideia. Queria que o Sam Masters como o seu pai. E a cada segundo que passava Sam Masters encantava-se com a pequena gênia. 

Uma menina como Sofia era algo inestimável e desejava-a como sua filha. O tempo que passava com ela, reparando os modos, traços e até a personalidade semelhante. O paladar estranho e singular que apenas ele possuía. Logo em seguida começou a pensar na possibilidade de tê-la como filha, afinal existia uma possibilidade. Quando estava na faculdade havia doado o seu material genético para uma clínica. Uma clínica semelhante ou melhor o mesmo local que Anna Stelly realizou o seu procedimento de inseminação. 

A escrita da autora é escassa, amadora e simples. No decorrer da leitura encontrei vários erros gramaticais. Seja com advérbios, erros com os infinitivos que são um pecado, na minha opinião. 
A revisão do livro é quase nula, pois encontramos erros que são comuns e facilmente encontrados em uma revisão simples e singela do Word. 

O enredo é previsível e ligeiro. Não houve tempo para envolver os leitores ou com dramas do livro. O romance é simultâneo e rápido como o baile da cinderela. O contexto ilógico de que Sam Masters desconfiou da paternidade biológica de Sofia. O amadurecimento precoce da criança Sofia, em que me deixou bastante confusa com a construção dela. Era para ser uma criança dotada ou um adulto com experiências infantis. 

A construção dos personagens é extremamente frívola. A autora indicou que a personagem Anna era madura, porém machucada e cheias de cicatrizes devido as suas ilusões amorosas. Infelizmente apenas conseguia encontrar uma adolescente em meio as suas crises “aborrescentes”. Seguidamente com o Sam Masters, a autora sugeriu novamente que ele seja um homem carinhoso, atencioso e também dedicado a família, no qual entra em discordância do que é sugerido quando conhecemos no início do livro. Infelizmente novamente, encontrei um homem meloso que também tem tendências obsessivas, em que novamente encontrei uma discordância no enredo. Anna é uma mulher madura e independente, mas ao relacionar com Sam. Aceita várias coisas que ele propusera para ela. 

O esoterismo na trama ficou bastante ruim. Quase tornando algo sobrenatural, pois Sofia parecia quase um professor Xavier na vida, no qual conseguia decifrar as pessoas, apenas com o olhar. 

Resumidamente o romance não me agradou, já que o romance foi tão rápido que fez-me sentir muita falta de um drama. Além de erros de harmonização com os personagens e com suas personalidades. A ideia central do livro era diferente de vários outras, mas o mal desenvolvimento do enredo, me decepcionou bastante e acabei desapontada com a leitura.

Me acompanhe nas redes sociais